quarta-feira, 8 de maio de 2013

A história de Matrix

 Tudo que eu li sobre Matrix era uma tremenda de uma mentira. Digamos que seja uma mentira no contexto de ficção, mas na vida real não era nada que eu pudesse ter imaginado. Os Irmãos Wachowski (Andy e Lana) são os produtores diretores e roteiristas da trilogia de Matrix. É isso que me intriga: uma fascinante história saindo de um histórico que não tem muito a ver com o que houve nessa trilogia de 1999.

 Matrix se baseia no cyberpunk (termo utilizado em elementos pós-modernismo, futuristas e de romances policiais.), em HQs, animes, filosofia e religião. Existe também muitas influências em Obras literárias como a de Neuromancer de Willian Gibson que conta a história de hackers e a concepção de Matrix. O Cyberpunk, traz uma visão de alta tecnologia, máquinas, áero-naves, robôs e uma vida fora da Terra. No filme, a Matrix é o mundo real em que acontece o apocalipse onde as máquinas dominam os humanos e os cultivam como fonte de energia, já que anteriormente acabaram com o céu para impedir a destruição da vida humana, e o mundo virtual que imita a vida na terra implantanto ideias no cérebro das pessoas.

relação entre o filme Matrix e o mito da caverna, alegoria do filósofo Platão dá muito a entender sobre "libertar" a sua mente. É o que acontece com o personagem de Neo, em que ele consegue libertar sua mente para saber toda a verdade, que o que ele vive é uma mentira. Ele é considerado O Eleito, aquele que salvará e colocará um fim diante a dominação das máquinas pelos humanos.

 Os Irmãos Wachowski também produziram Animatrix, que é uma série contendo 9 episódios com mais informações que não foram contadas no filme. São nove diretores de animação diferentes para contar nove histórias diferentes sobre a Matrix. Veja o trailer:




 Se você ainda não viu Matrix, eu não sei o que você ainda espera.
 Liberte sua mente.
 Siga o coelho branco.

- Bond, James Bond.