terça-feira, 23 de outubro de 2012

O mistério de Leonardo da Vinci e Mona Lisa


 Durante uma conversa de um jogo de pôquer, conversa entre mestres, o nome de um homem que está na cabeça de muitas outras pessoas tentando desvendar os seus segredos há mais de seis séculos, nos assombrou durante a partida. 


 Apesar de ter nascido em uma época diferente da minha, Leonardo da Vinci foi e é melhor dos vilões para não deixar pistas ou rastros. Tudo que encontrei sobre ele é especulação ou obra das paranoias das pessoas. Talvez algumas delas sejam verdades, mas o fato de que Leonardo gostava de transmitir mensagens não vistas a olho nu em suas obras era evidente o tornando o mais difícil homem legendário a ser desvendado de todos os tempos.

 Leonardo era muito inteligente, não é qualquer um que consiga encontrar vestígios de mensagens subliminares em suas obras, mas com anos de estudos ou até mesmo a vida toda para descobri-los, isso seria muito ariscado? Não poderia levar uma pessoa a loucura? Por que ele era tão especial assim? Não era só um artista.

Admira-me (é um segredo) se ele estivesse vivo eu, não existiria. Bond não seria quem é hoje. O único mistério impossível de se desvendar é o de Mona Lisa.

obs: existe muitas análises sobre Monalisa, mas contar os fatos aqui não seria relevante, afinal eu estaria lhes contando as minhas estratégias como espião. 

- Bond, James Bond.